sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Freud, Carl Rogers e o Zeitgeist

Queridos leitores e amigos, deixem sempre algum comentário para saber em que podemos melhorar!



 Gente, psicólogo, filósofo, antropólogo, historiador, sociólogo e teólogo amam fazer uma reflexão sobre o que vêm, ouvem e sentem. Pois é, e não podia ser diferente. Nos dias passados na América do Norte, ficamos a pensar que bicho estranho morde a cada um de nós, e me desculpem as exceções, que nos faz querer descontrolodamente ir aos parques da Disney, comprar varinha do Harry Potter, assistir quase que extasiados ao repetido desfile do Magic Kingdom, ir aos outlets, consumir e consumir de tudo que vem da China, Indonésia, Malásia. Explicaram-me que as grandes marcas dão a receita das confecções, sapatos, bolsas e acessórios, mas a mão de obra é...”escrava”. Psiu! Cuidado! Não digam que fui eu quem falou isso.

Essa reflexão não é nova, tem gente que já pensou, já falou e disse sobre tudo isso e mais um pouco. Freud, entre muitas outras coisas, disse que vivemos movidos pelo princípio do prazer e Carl Rogers disse que queremos sempre nos atualizar. Mas alguém perguntaria que tipo de prazer e  tendência ao desenvolvimento que leva  a desejarmos coisas em excesso e  tão efêmeras (ou não)?

Enquanto estávamos numa praça de alimentação, que poderia ser em qualquer shopping  do mundo, observávamos a nossa “alteridade” ou humanidade – adultos e crianças; pais e filhos -  fazendo escândalo porque “queria e queria” comprar determinados brinquedos, eletrônicos, perfumes ou roupas nas lojas de marcas famosas. E nos surpreendemos com a desculpa da “oportunidade” para comprarmos mais e mais bugigangas, apesar de alguns de nós termos nos programado para não comprar! Esquecíamos consciente ou inconscientemente que determinados produtos sairiam mais caros do que se fossem comprados no Brasil, por causa das taxas, excesso de cota, passagem de avião, hospedagem.

 Zeitgeist é um termo alemão e significa espírito da época ou espírito do tempo e até sinal dos tempos. Dito de outra forma, seria o clima intelectual mais o clima cultural  do mundo, numa determinada época. Uma dica: se quiser saber mais sobre o assunto, você pode pesquisar o termo no google.

Bem, feitos os devidos esclarecimentos sobre o termo, a questão é que o zeitgeist de nossa época - consumo desenfreado e globalização - têm criado um novo perfil psicológico que reflete nos relacionamentos um tipo de amor chamado de “amor líquido”, expressão do Zygmunt Bauman.

Esse será um dos nossos próximos temas. Aguarde!


Fique com uma foto da fila para adquirir a varinha do Harry Potter! Nada contra os aficionados por Harry Potter. Eu também tenho as minhas fixações e apreciações!


Ranúzia

5 comentários:

  1. Comprar, consumir sem de fato precisar, às vezes alivía dores, tampona ausências, mas, é tudo passageiro.

    Dhiulliana Moura

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  2. Olá, estou adorando os textos do blog.
    Estou curiosa para saber sobre o Amor Liquido.
    Gabriela

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  3. Zeitgeist? Isso é pra comer ou passar no cabelo? rsrsrs.
    Gostei do que li.
    bjs
    JI

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  4. Ranuzia, amei o blog. Ja está nos meus "favoritos" e enviei o endereço para outras amigas que também se interessam por psicologia. Estou aguardando os temas propostos e gostaria que vocês falassem um pouco sobre a mágoa e o arrependimento. Beijos. Muito sucesso e prosperidade para vocês. Fiquem com DEUS. Anna Maria

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  5. Oi Anna, tomo a liberdade de responder-lhe.
    Adorei sua sugestão. Em breve postaremos algo sobre, e assim manteremos nossas trocas.

    Dhiulliana Moura

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