terça-feira, 21 de dezembro de 2010

2010 – Ser e Não Ser!

Amigos leitores do Compor Psicologia,

 
             Mais uma vez chegamos ao final de um ano e mais uma vez parece ser interessante uma avaliação sobre a vida, a nossa vida. Algumas vezes, ao mesmo tempo e em tempos diferentes, a vida se nos apresenta efêmera e eterna, triste e alegre, fértil e estéril, longa e curta, importante e insignificante; entediante e empolgante; verdadeira e mentirosa, saudável e doente; quieta e inquietante; iluminada e escurecida; planejada e desorganizada. Tudo isso junto e misturado, às vezes a vida confusa e explicada; por vezes plena de sentido e totalmente sem nexo; sofisticada e simples; amedrontada e ousada; terna e ríspida; elevada e chula.
 A visão de complementaridade da vida nos ajuda a ver muito dos matizes e formas do quadro da existência com figura e fundo em sintonia. Percebendo a vida nessa perspectiva dialética somos preservados de cair em um jogo perigoso e visões dissociadas, por exemplo, de que pessoas psicologicamente saudáveis e equilibradas são invulneráveis e invencíveis, e têm sempre idéias, projetos maravilhosos e muita gente bonita, feliz e elegante à sua volta. Por outro lado, e também de forma dissociada uma visão de que a redenção da vida somente se dá por meio do sofrimento. 
Para nós,  psicólogos do Compor Psicologias foi de tudo isso um pouco, e mais um pouco, ao mesmo tempo e em tempos diferentes. Especialmente, para mim, 2010 foi ano de despedida do meu pai que foi embora em abril, deixando muito sentimento e emoção em forma de poesias, abrindo novas percepções em mim. Hoje, quero compartilhar uma dessas poesias com vocês:
“Se estou sozinho/ me tenho com isso/ que em mim se paira o teu sumisso,/ essa mania de solidão./ Ser ou não ser,/ eis a questão. / Ser, não ser dúvida, contradição.../ Sem de mim ser, /  ou ser de ti./ Ou não.” Santamaro (Amaro Santos da Silva).

Que em 2011 vocês sejam pessoas mais plenas do que em 2010!

Abraços

Ranúzia

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apresentação dos membros do Compor Psicologias

Ranúzia Inácio Santos,
formada pelo UniCEUB em Psicologia, mais de 600 horas de atendimento supervisionado clínico individual e de grupo; especializando-se  em Psicoterapia Humanista/Fenomenológico/Existencial;  participação no  XV Encontro Latino-Americano da Abordagem Centrada na Pessoa e em Colóquios Internacionais sobre Psicologia e Relações Humanas;  formada pela UNB em Ciências Contábeis e em Antropologia; MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV; membro atuante do CPPC há pelo menos três anos; atuou durante algum tempo no Projeto de Saúde Integral da parceria entre  a UnB e a IPBsB.
__________________________________________________________

Dhiulliana Moura,

psicóloga clínica  formada pelo UNICEUB. Experiência em atendimento a toxicômano, adolescentes e adultos.
Participante da Escola de psicanálise Lacaniana.
Especializando-se em psicanálise, construto teórico que embasa o processo terapêutico. Uma das propostas do trabalho é favorecer que o sujeito prescinda do desejo do Outro e construa seu próprio saber, ou seja, sua expansão de consciência.
________________________________________________________

Samantha Rodrigues,


psicóloga formada pelo Centro Universitário de Brasília – Uniceub (CRP 01/15508).Possui vivência em psicologia social, realizando  atividades junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente exerce atividades relacionadas à psicologia do trabalho e psicodiagnóstico. Além disso realiza atendimento psicoterápico individual em abordagem humanista.


_________________________________________________________

Daniela Martins Cavalcante,


psicóloga pelo UniCEUB. Atuou na clínica do UniCEUB nas áreas de Psicoterapia Adolescente e Adulto. Realizou trabalhos na área de Psicologia social no abrigo Reencontro em Taguatinga-DF, atuando na construção de oficinas com vistas a promover a reabilitação da saúde psicossocial grupal e individual de crianças e adolescentes. Formação em perito examinador de trânsito e PMK (Psicodiagnóstico Miocinético).
_______________________________________________________

Mauro Bernardes Caixeta,


Psicólogo clínico formado pelo UniCEUB; dispõe de uma cadeira no grupo de estudos, PCPDF ( Psicologia Centrada na Pessoa do Distrito Federal ); e  está especializando-se em Psicoterapia Humanista/Fenomenológico/Existencial, em Belo Horizonte.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sonho realizado...

Sim, nós conseguimos concretizar um sonho - Somos Psicólogos.
Foram anos acordando cedo e dormindo tarde, como mães, pais, amigos e profissionais tivemos que ser mais de dois, ás vezes, fomos cinco em um.
Portanto, acreditando no arcabouço agregado no curso e pleiteando o sucesso e a honra de contribuir  para o desenvolvimento dos que precisam de atendimento terapêutico, formamos um grupo de amigos psicólogos, Daniela Cavalcante, Mauro Caixeta, Ranúzia Inácio, Dhiulliana Moura, Samantha Rodrigues e Lêda.
Construindo outra parte do sonho, um consultório foi montado e estamos atendendo no seguinte endereço: Mix Park 910 sul, Bloco H, Sala 141, Ed. Summer Park, um local agradável, e montado com o máximo de bom gosto por nossa amiga Ranúzia.
Agora queremos trabalhar muito, e para tal, contamos com a sua divulgação.
Este Blog será sempre atualizado e você terá acesso às informações da psicologia, temas inquietantes do dia-a-dia, da mídia, assim como, contribuições teóricas para suas reflexões.
Um forte abraço.
E até breve.